Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Um Voo Capturado da Lente Cinematográfica

fotogramas — cinegramas

Um Voo Capturado da Lente Cinematográfica

fotogramas — cinegramas

A Lente Cinematográfica 00

LENTE CINEMATOGRÁFICA

acção

Primeiro Plano

 

Ele estava tão velho que se consumia em corpos novos. Numa urgência em contrariar o ciclo da natureza.

 

...a lente cinematográfica se aproxima lentamente. O homem está sentado. A lente se aproxima do rosto, as pregas ao redor dos olhos denunciam uma vida prenhe de aventuras. A lente da câmera incide sobre o olho esquerdo, fazendo um grande plano. O homem fecha o olho e abre-o. A lente, muda de direcção e foca um plano distante. Um grupo de mulheres jovens se banha na pequena lagoa. Elas têm um riso farto. 

 

O apego à existência física era profundo. O homem que usufruiu de tudo o quanto podia alcançar, via-se agora perante a realidade última de não conseguir vencer a matéria feita de Cronos. Baixa os olhos num contínuo interrogar sobre a existência humana. Que propósito?

 

...a lente, muda outra vez de direcção e vem a recair sobre as mãos do homem. Um masso de folhas brancas está entre elas. Ele as acarinha. Como se elas tivessem sido a razão de toda a sua existência. A lente, muda de foco e incide sobre o rosto do homem que se apresenta alheio ao cantarolar das ninfas na lagoa, e por momentos quase que lhe adivinhamos os pensamentos. Que a sua última grande obra está para ser escrita. A lente, segue o movimento do rosto e os olhos do homem. Os olhos recaem sobre as folhas. Com a mão esquerda, ele procura no bolso algo. A lente segue a mão e o revolver do bolso. Uma caneta surge. Ele a pousa sobre a brancura das folhas. 

 

VERTIGEMcinematográfica©